Lista 12 - ExercĂcios de Algoritmos - Estruturas de Dados - Matriz
Disciplina: Lógica de Programação – Prof. Mauro Borges França
Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio - TDS
Turmas: 1ºs anos A e B – 2º trimestre de 2025.
Laboratório 109 e 106 – realizar atividade em duplas – valor 1,0 Pontos.
Resolva os problemas desenvolvendo os cĂłdigos dos Algoritmos no Programa VisualG 3.0
ExercĂcio 1 – Multiplica Matriz pelo Maior Valor
Faça um programa que leia e armazene valores inteiros em uma matriz M (2 x 2). Após entrada, identifique o maior valor presente na matriz M e armazenar em uma variável comum. Feito isso, criar uma matriz R (2 x 2), na qual cada elemento será o valor correspondente da matriz M multiplicado pelo maior valor encontrado.
ExercĂcio 2 – Produtos de uma Loja
Faça um algoritmo que preencha:
- um vetor com cinco posições, contendo nomes de lojas;
- outro vetor com quatro posições, contendo nomes de produtos;
- uma matriz com os preços de todos os produtos em cada loja (qual seria a quantidade de linhas e colunas ? _______/______.
Após entrada, limpe a tela e apresente o relatório com as informações cadastradas de forma estruturada, utilize a criatividade. O programa deverá mostrar todas as relações (nome do produto - nome da loja) e o seu preço.
ExercĂcio 3 – Multiplica Linha
Crie um algoritmo que preencha uma matriz A de 5 x 10 com números inteiros. Após entrada some cada uma das linhas da matriz e armazene o resultado em um vetor B. A seguir, o programa deverá multiplicar cada elemento da matriz A pela soma da linha (vetor b) correspondente e armazenar em uma matriz C de mesma dimensão de A. Após apresentar os resultados na tela.
ExercĂcio 4 – Elementos maiores que 30
Elabore um algoritmo que preencha uma matriz 6 x 4 com nĂşmeros inteiros, calcule e mostre quantos elementos dessa matriz sĂŁo maiores que 30 e, em seguida, monte uma segunda matriz com os elementos diferentes de 30. No lugar do nĂşmero 30 da segunda matriz, coloque o nĂşmero zero.
Apresente a matriz resultante.
ExercĂcio 5 – Soma Linhas e Colunas
Receber uma matriz de dimensĂŁo 5 por 5 com elementos do tipo nĂşmeros reais. ApĂłs, limpar a tela, processar e mostrar na tela:
- o valor da soma de cada linha deverá estar em um vetor;
- o valor da soma de cada coluna deverá estar em um vetor;
- o valor da soma de todos elementos da matriz em uma varável comum.
ExercĂcio 6 - Controle de Linhas
Criar uma matriz de 10 linhas e 5 colunas com nĂşmeros inteiros. Ler (receber via teclado) somente a primeira linha. As demais, preencher da seguinte forma:
- na segunda linha colocar os valores da primeira linha multiplicados por 2;
- na terceira linha os valores da primeira multiplicados por 3;
- na quarta linha os valores da primeira multiplicados por 4, ..... e assim por diante.
Obs.1: ao final limpar a tela e mostrar no vĂdeo a matriz.
ExercĂcio 7 - Matriz elementos da diagonal
Criar uma matriz de 5 x 5 do tipo inteiro e receber via teclado somente os elementos da diagonal principal. Após a entrada, preencher as células acima da diagonal principal com 1 e as abaixo com 2.
Limpar a tela e mostrar no vĂdeo a matriz completa.
Obs.1: não fazer a entrada dos dados na "mão" (linha por linha) ... usar lógica com laço de repetição
ExercĂcio 8 – Procurar por nĂşmeros de uma coluna
Receber duas matrizes (A e B) de dimensão 50 x 50 de elementos do tipo inteiro, processar e gerar a terceira matrizes (C) de mesma dimensão (50 x 50) da seguinte forma, Pegar os conteúdos da matriz A e matriz B, e somá-los colocando-os na respectiva posição da matiz C (linha e coluna), ou seja, linha1xcoluna1 de A + linha1xcoluna1 de B; e assim por diante.
Processar e mostrar:
- as trĂŞs matrizes;
- o valor da soma das linhas pares da matriz C;
- o valor da soma das colunas impares da matriz C;
- Permitir que o usuário receba um nĂşmero para representar uma coluna matriz C (validar corretivamente durante a entrada para que esse nĂşmero esteja entre 0 e o tamanho da matriz), processar e mostrar qual o maior nĂşmero (valor) desta coluna e em qual linha (Ăndice) ele se encontra.
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