👩‍💻

Lista 12 - ExercĂ­cios de Algoritmos - Estruturas de Dados - Matriz


Disciplina: Lógica de Programação – Prof. Mauro Borges França

Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio - TDS

Turmas: 1ºs anos A e B – 2º trimestre de 2025.

Laboratório 109 e 106 – realizar atividade em duplas – valor 1,0 Pontos.


Resolva os problemas desenvolvendo os cĂłdigos dos Algoritmos no Programa VisualG 3.0


Exercício 1 – Multiplica Matriz pelo Maior Valor

Faça um programa que leia e armazene valores inteiros em uma matriz M (2 x 2). Após entrada, identifique o maior valor presente na matriz M e armazenar em uma variável comum. Feito isso, criar uma matriz R (2 x 2), na qual cada elemento será o valor correspondente da matriz M multiplicado pelo maior valor encontrado.


Exercício 2 – Produtos de uma Loja

Faça um algoritmo que preencha:

Após entrada, limpe a tela e apresente o relatório com as informações cadastradas de forma estruturada, utilize a criatividade. O programa deverá mostrar todas as relações (nome do produto - nome da loja) e o seu preço.


Exercício 3 – Multiplica Linha

Crie um algoritmo que preencha uma matriz A de 5 x 10 com números inteiros. Após entrada some cada uma das linhas da matriz e armazene o resultado em um vetor B. A seguir, o programa deverá multiplicar cada elemento da matriz A pela soma da linha (vetor b) correspondente e armazenar em uma matriz C de mesma dimensão de A. Após apresentar os resultados na tela.


Exercício 4 – Elementos maiores que 30

Elabore um algoritmo que preencha uma matriz 6 x 4 com nĂşmeros inteiros, calcule e mostre quantos elementos dessa matriz sĂŁo maiores que 30 e, em seguida, monte uma segunda matriz com os elementos diferentes de 30. No lugar do nĂşmero 30 da segunda matriz, coloque o nĂşmero zero.
Apresente a matriz resultante.


Exercício 5 – Soma Linhas e Colunas

Receber uma matriz de dimensĂŁo 5 por 5 com elementos do tipo nĂşmeros reais. ApĂłs, limpar a tela, processar e mostrar na tela:

  1. o valor da soma de cada linha deverá estar em um vetor;
  1. o valor da soma de cada coluna deverá estar em um vetor;
  1. o valor da soma de todos elementos da matriz em uma varável comum.

ExercĂ­cio 6 - Controle de Linhas

Criar uma matriz de 10 linhas e 5 colunas com nĂşmeros inteiros. Ler (receber via teclado) somente a primeira linha. As demais, preencher da seguinte forma:

  1. na segunda linha colocar os valores da primeira linha multiplicados por 2;
  1. na terceira linha os valores da primeira multiplicados por 3;
  1. na quarta linha os valores da primeira multiplicados por 4, ..... e assim por diante.

Obs.1: ao final limpar a tela e mostrar no vĂ­deo a matriz.


ExercĂ­cio 7 - Matriz elementos da diagonal

Criar uma matriz de 5 x 5 do tipo inteiro e receber via teclado somente os elementos da diagonal principal. Após a entrada, preencher as células acima da diagonal principal com 1 e as abaixo com 2.

Limpar a tela e mostrar no vĂ­deo a matriz completa.

Obs.1: não fazer a entrada dos dados na "mão" (linha por linha) ... usar lógica com laço de repetição


Exercício 8 – Procurar por números de uma coluna

Receber duas matrizes (A e B) de dimensão 50 x 50 de elementos do tipo inteiro, processar e gerar a terceira matrizes (C) de mesma dimensão (50 x 50) da seguinte forma, Pegar os conteúdos da matriz A e matriz B, e somá-los colocando-os na respectiva posição da matiz C (linha e coluna), ou seja, linha1xcoluna1 de A + linha1xcoluna1 de B; e assim por diante.

Processar e mostrar:

  1. as trĂŞs matrizes;
  1. o valor da soma das linhas pares da matriz C;
  1. o valor da soma das colunas impares da matriz C;
  1. Permitir que o usuário receba um número para representar uma coluna matriz C (validar corretivamente durante a entrada para que esse número esteja entre 0 e o tamanho da matriz), processar e mostrar qual o maior número (valor) desta coluna e em qual linha (índice) ele se encontra.


Copyleft 🄯 2025 - Professor Mauro Borges França.