👩‍💻

Lista 03 - ExercĂ­cios de Algoritmos - Estrutura Condicional - Parte 1


Disciplina: Lógica de Programação – Prof. Mauro Borges França

Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio - TDS

Turmas: 1ºs anos A e B – 1º trimestre de 2025.

Laboratório 109 e 106 – realizar atividade em duplas – valor 1,0 Pontos.


Resolva os problemas desenvolvendo os cĂłdigos dos Algoritmos no Programa Visualg 3.0


ExercĂ­cio 1 - Notas de Alunos

Elaborar um algoritmo para ler duas notas que um aluno obteve no primeiro e segundo semestre de uma disciplina anual. Em seguida, somar as duas notas e apresentar o resultado no final (apresentar com uma casa decimal apenas). Apresentar na tela a mensagem “Reprovado” somente no caso da nota seja inferior a 60.
Digite a primeira nota: 34.0
Digite a segunda nota: 23.5
NOTA FINAL = 57.5
REPROVADO

ExercĂ­cio 2 - Notas de Alunos

Faça o mesmo exercício conforme enunciado anterior, porém apresentar na tela a mensagem “Reprovado” caso a nota seja inferior a 60 e “Aprovado” caso a nota seja maior igual a 60.

ExercĂ­cio 3 - Menor nĂşmero entre trĂŞs

Elaborar um algoritmo para ler trĂŞs nĂşmeros inteiros. Em seguida, mostrar qual o menor dentre os trĂŞs nĂşmeros lidos. Em caso de empate, apresentar apenas uma vez.
Exemplo:
	Primeiro valor:  10
	Segundo valor:  8
	Terceiro valor:  15
	O menor valor Ă©  8

ExercĂ­cio 4 - Operadora

Uma operadora de telefonia cobra R$ 50.00 por um plano básico que dá direito a 100 minutos de telefone. Cada minuto que exceder a franquia de 100 minutos custa R$ 2.00. Fazer um programa para ler a quantidade de minutos que uma pessoa consumiu, daí mostrar o valor a ser pago.
Exemplo:
	Digite a quantidade de minutos: 22
	Valor a pagar: R$ 50.00

ExercĂ­cio 5 - Troco

Fazer um programa para calcular o troco no processo de pagamento de um produto de uma mercearia. O programa deve ler o preço unitário do produto, a quantidade de unidades compradas deste produto, e o valor em dinheiro dado pelo cliente. Seu programa deve mostrar o valor do troco a ser devolvido ao cliente. Se o dinheiro dado pelo cliente não for suficiente, mostrar uma mensagem informando o valor restante conforme exemplo.

Exemplo:
	Preço unitário do produto: 8.00
	Quantidade comprada: 2
	Dinheiro recebido: 20.00
	TROCO = 4.00
đź’ˇ

Observação: Para testar os algoritmos fazer os testes de mesa antes de executar.


Copyleft 🄯 2025 - Professor Mauro Borges França.