Lista 02 - Exercícios de Algoritmos - Sequencial
Disciplina: Lógica de Programação – Prof. Mauro Borges França
Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio - TDS
Turmas: 1ºs anos A e B – 1º trimestre de 2025.
Laboratório 109 e 106 – realizar atividade em duplas – valor 2,0 Pontos.
EXERCÍCIO PRÁTICO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM VISUALG 3.0.7
Resolva os problemas desenvolvendo os códigos dos Algoritmos no Programa Visualg 3.0
Lista02_Ex01.alg - Elaborar um algoritmo para receber as medidas de largura e comprimento de um terreno retangular, bem como o valor do metro quadrado do terreno. Após a entrada dos dados processar as informações para apresentar ao usuário o valor total da área do terreno e o valor total do preço do terreno.
Vamos acrescentar algo no aprendizado do Visualg.
- Quando você precisar apresentar um valor real com casas decimais, você poderá informar quantas casas serão utilizadas, basta acrescentar os parâmetros conforme exemplo da variável “preço_total” abaixo:
escreva("O preço total do terreno é: R$ ", preco_total:4:2)
Lista02_Ex02.alg - Faça um algoritmo que leia quatro números informados pele usuário e que depois imprima a média ponderada, sabendo-se que os pesos são respectivamente: 1, 2, 3, 4.
Lista02_Ex03.alg - Em épocas de pouco dinheiro, os comerciantes estão procurando aumentar suas vendas oferecendo desconto. Faça um algoritmo que possa receber um valor de um produto e que escreva o novo valor tendo em vista que o desconto foi de 9%.
Lista02_Ex04.alg - Faça um algoritmo que solicite ao usuário digitar um valor em metros. Converta esse valor para centímetros e mostre o resultado na tela.
Dica: 1 metro = 100 centímetros
Lista02_Ex05.alg - Elaborar um algoritmo para receber três notas. O programa deverá calcular e apresentar a média dessas notas.
Fórmula: média = (nota1 + nota2 + nota3) / 3
Lista02_Ex06.alg - O custo ao consumidor de um carro novo é a soma do custo de fábrica com a porcentagem do distribuidor e dos impostos (aplicados ao custo de fábrica). Supondo que a porcentagem do distribuidor seja de 12% do preço de fábrica e os impostos de 30% do preço de fábrica, fazer um programa para ler o custo de fábrica de um carro e imprimir o custo ao consumidor.
Lista02_Ex07.alg - Elabore um algoritmo que receba o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual. Calcule e apresente qual é: 1) a idade da pessoa em anos; 2) a idade da pessoa em meses; 3) a idade da pessoa em semanas, e; 3) a idade da pessoa em dias.
Dica: Não será considerado anos bissextos para realização do calculo. Considerar para efeito de cálculo: 12 meses por ano, 52 semanas por ano e 365 por ano.
Lista02_Ex08.alg - José comprou um saco de ração com peso em quilos. Ele possui dois cachorros, para os quais fornece a quantidade de ração em gramas. A quantidade diária de ração fornecida para cada cachorro é sempre a mesma. Faça um programa que receba o peso do saco de ração e a quantidade de ração fornecida para cada cachorro, calcule e mostre quanto restará de ração no saco após cinco dias.
Lista02_Ex09.alg - O coração humano bate em média uma vez por segundo. Desenvolver um algoritmo para calcular e escrever quantas vezes o coração de uma pessoa baterá se viver X anos. Dados de entrado: idade da pessoa (inteiro em anos).
Considerações: 1 ano = 365.25 dias, 1 dia = 24 horas, 1 hora = 60 minutos e 1 minuto = 60 segundos.
Lista02_Ex10.alg - Faça um algoritmo que o usuário informe os valores dos catetos de um triângulo retângulo e que ao final escreva a sua hipotenusa.
O algoritmo usa o Teorema de Pitágoras, que diz que:

- Considerações para cálculo nas equações:
- No Visualag, a função raizQ(x) calcula a raiz quadrada de , e o operador ^ eleva o número ao quadrado.
- Melhorias para Acessibilidade:
- hipotenusa = raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado, ou seja, primeiro resolva a eleve cada cateto ao quadrado e some o resultado dos dois, depois para calcular a hipotenusa basta aplicar a raiz quadrada do resultado obtido.
- Caso os símbolos estejam com incompatibilidade ao NVDA evitar os operadores de acento circunflexo que representa a exponenciação, substituindo por multiplicação explícita (cateto1 * cateto1).
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