Aula 01 - Apresentação da Disciplina - Lógica de Programação


SEJAM MUITO BEM VINDA AO IFTM

Campus Uberaba Parque Tecnológico

Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio (TDS)


Conteúdo da Apresentação

1 - Professor

2 - Apresentação da unidade curricular.

  • Ementa;
  • Objetivos;
  • Bibliografia básica e Bibliografia complementar;

3 - Metodologia de Ensino.

4 - Acordo de Convivência.

5 - Slogan da Disciplina.

6 - Apresentação da Turma.

7 - Conceitos iniciais, para aquecimento…

8 - Vamos praticar um pouco


1 - O Professor – Principais Títulos

📚
2022 – Doutorado em Ciências
  • Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Título: Agile Short Unified Process – ASUP: Uma Metodologia Híbrida Apoiada na Adaptação do Framework Scrum e do Unified Process - UP

2012 - Mestrado em Ciências.

  • Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Título: Metodologia Adaptada ao RUP para Desenvolvimento de ERP Institucional, Ano de obtenção: 2012

2002 - Aperfeiçoamento em Programa Especial de Formação Pedagógica

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Curitiba, Brasil.
  • Título: Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional

2000 - Especialização em Especialização em Informática

  • Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Uberlândia, Brasil
  • Título: Utilizando Banco de Dados via Internet

1996 - Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados

  • Universidade de Uberaba, UNIUBE, Uberaba, Brasil.

👇
Itinerário Profissional

  • 1982 a 1985 – Picolezeiro1986 a 1988 – Entregador de Carne e Remédios
  • 1988 a 1990 - Auxiliar de escritório - Escritório Irmãos Pereira
  • 1990 a 1995 - Operador de Micro/Programador - Dagranja S/A Agroindustrial
  • 1995 a 1998 - Professor de Informática - Escola Estadual América / Nossa Senhora da Abadia
  • 1998 a 2002 - Professor Substituto da Antiga Escola Agrotécnica Federal de Uberaba
  • 2003 a 2004 - Professor Efetivo do CEFET Bambuí
  • 2005 até o momento - Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • 2005 a 2006 - Coordenador do Curso Técnico em Informática / Professor
  • 2006 a 2008 - Gerente Administrativo da Unidade II do antigo CEFET – Uberaba / Professor
  • 2009 a 2010 - Gerente de Tecnologia da Informação do IFTM / Professor
  • 2010 a 2012 - Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFTM / Professor
  • 2012 a 2018 - Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional / Professor
  • 2019 até o momento – Professor ESOF e LabESOF

📌
Projetos em destaque: Projeto de RV nas empresas CEMIG, Furnas e Eletronorte. Projeto de Software junto ao Ministério Público Estadual

Participação em Grupos de Pesquisas junto Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM


2 - Apresentação da unidade curricular.

Ementa

Definições. Variáveis e expressões aritméticas. Entrada, processamento
e saída. Estruturas de controle sequencial condicional e repetitiva. Vetores e
matrizes. Classes, atributos e métodos. Métodos estáticos, modificadores de
acesso. Acesso a arquivos. Coleções: lista, conjunto e mapa. Composição de
objetos. Orientação a Objetos, classes.

Carga Horária

PeríodoC.H. TeóricaC.H. PráticaC.H. Total
30:0070:00100:00

Objetivos

Ênfase Tecnológica

Desenvolvimento da lógica, desenvolvimento de algoritmos aplicados aos mais variados temas.

Áreas de integração

Bibliografia Básica e Complementar

ASCENCIO, A. F. G. Fundamentos da programação de computadores: algoritmos, pascal, C/C++ (padrão ANSI) e java. São Paulo (SP): Pearson, 3 ed. 2012.

FORBELLONE, L. V. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo (SP): Prentice Hall, 3 ed. 2005.

ZIVIANI, N. Projeto de algoritmos: com implementações em Pascal e C. São Paulo
(SP): Cengage Learning, 3 ed. 2010.

DROZDEK, A. Estrutura de dados e algoritmos em C++. São Paulo (SP): Cengage
Learning, 2002.


3 - Metodologia de Ensino

Recursos de Ensino

Avalições

💡
  • O aluno será avaliado durante todo o processo de aprendizagem, sendo utilizado:
    • 1º Trimestre 30,0 Pts → 05/02 à 21/05/2025;
    • 2º Trimestre 35,0 Pts → 22/05 à 09/09/2025
      • (férias alunos 14/07 a 28/07/2025)
    • 3º Trimestre 35,0 Pts → 10/09 à 19/12/2025
      • Semana Nacional de Ciências e Tecnologia - SNCT: 06/11
      • Conselho de classe → 08/12/2025
      • Recuperação final → 11/12/2025

Cronograma

1º Trimestre - 05/02/2025 a 21/05/2025

SemanaDataConteúdo
106/02/2025Apresentação da Disciplina / Dinâmica
213/02/2025Introdução / Conceitos iniciais
320/02/2025Estrutura Sequecial / Exercícios
427/02/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
506/03/2025Correção de uma amostra de exercícios
613/03/20251.1a Avaliação Parcial
720/03/2025Estrutura Condicional / Exercícios
827/03/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
903/04/2025Estrutura de Repetição
1010/04/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
1117/04/2025Feriado
1224/04/2025Correção de uma amostra de exercícios
1301/05/2025Feriado
1408/05/20251.2a Avaliação Parcial
1515/05/2025Vetores / Exercícios

2º Trimestre - 22/05/2025 a 09/09/2025

SemanaDataConteúdo
1622/05/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
1729/05/2025Correção de uma amostra de exercícios
1805/06/20252.1ª Avaliação Parcial
1912/06/2025Simulado
2019/06/2025Feriado
2126/06/2025Matrizes
2203/07/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
2310/07/2025Correção de uma amostra de exercícios
2417/07/2025Férias
2524/07/2025Férias
2631/07/2025Revisões
2707/08/20252.2ª Avaliação Parcial
2814/08/2025Introdução a Linguagem Python
2921/08/2025Estrutura Sequencial / Condicional
3028/08/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
3104/09/2025Estruturas de Repetições

3º Trimestre - 10/09/2025 a 19/12/2025

SemanaDataConteúdo
3211/09/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
3318/09/2025Vetores e Matrizes / Exercícios
3425/09/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
3502/10/2025Arquivos
3609/10/2025Simulado
3716/10/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
3823/10/20253.1ª Avaliação Parcial
3930/10/2025Introdução a Orientação a Objetos
4006/11/2025Eventos IFTM
4113/11/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
4220/11/2025Feriado
4327/11/2025Aula destinada a resolução dos exercícios
4404/12/20253.1ª Avaliação Parcial
4511/12/2025Recuperação
4618/12/2025Recuperação

4 - Acordo de Convivência


5 - Slogan da Disciplina

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” Ayrton Senna.


6 - Apresentação da Turma


7 - Conceitos iniciais, para aquecimento...

💡

O que é programação?

Podemos definir programação como o ato de escrever instruções para que máquinas executem uma determinada função ou várias funções encadeadas. Ou seja, a partir de um conjunto de códigos, as pessoas se comunicam com os computadores e os configuram para a execução de alguma tarefa específica.

💡

Lógica de programação

A lógica de programação se trata de uma metodologia utilizada para resolver problemas. A partir dela, podemos identificar e criar uma sequência organizada de passos, que vão resultar em uma ação. A essas instruções damos o nome de algoritmo.

💡

Algoritmo

A ideia de algoritmo é estrutural para o que entendemos o que é programação e como se programa. Trata-se de uma sequência de passos para atingir um objetivo, como se fosse uma receita estipulando todas as etapas para cozinhar algo por exemplo.

8 - Vamos praticar um pouco

💡

Vamos colocar estes conceitos na prática. Como você faria para escrever um algoritmo para trocar uma lâmpada ?

💡

Atividades – resolução de algoritmos – faça em um editor de texto no computador ou no caderno – enviar para o e-mail do professor: mauro@iftm.edu.br

  1. Elabore um algoritmo para tomar banho;
  1. Algoritmo para trocar o pneu de um carro;
  1. Algoritmo para descrever como você faz para ir da sua casa até a escola;
  1. Algoritmo para enviar mensagem via WhatsApp para um novo contato;
  1. Algoritmo para instalar e jogar um novo jogo no smartphone;
  1. Algoritmo de organização dos estudos para ter sucesso no curso TDS no final do ano letivo;