Aula 01 - Apresentação da Disciplina - Lógica de Programação
SEJAM MUITO BEM VINDA AO IFTM
Campus Uberaba Parque Tecnológico
Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio (TDS)
Conteúdo da Apresentação
1 - Professor
2 - Apresentação da unidade curricular.
- Ementa;
- Objetivos;
- Bibliografia básica e Bibliografia complementar;
3 - Metodologia de Ensino.
4 - Acordo de Convivência.
5 - Slogan da Disciplina.
6 - Apresentação da Turma.
7 - Conceitos iniciais, para aquecimento…
8 - Vamos praticar um pouco
1 - O Professor – Principais Títulos
- Universidade Federal de Uberlândia - UFU
- Título: Agile Short Unified Process – ASUP: Uma Metodologia Híbrida Apoiada na Adaptação do Framework Scrum e do Unified Process - UP
2012 - Mestrado em Ciências.
- Universidade Federal de Uberlândia - UFU
- Título: Metodologia Adaptada ao RUP para Desenvolvimento de ERP Institucional, Ano de obtenção: 2012
2002 - Aperfeiçoamento em Programa Especial de Formação Pedagógica
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Curitiba, Brasil.
- Título: Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
2000 - Especialização em Especialização em Informática
- Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Uberlândia, Brasil
- Título: Utilizando Banco de Dados via Internet
1996 - Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados
- Universidade de Uberaba, UNIUBE, Uberaba, Brasil.
- 1982 a 1985 – Picolezeiro1986 a 1988 – Entregador de Carne e Remédios
- 1988 a 1990 - Auxiliar de escritório - Escritório Irmãos Pereira
- 1990 a 1995 - Operador de Micro/Programador - Dagranja S/A Agroindustrial
- 1995 a 1998 - Professor de Informática - Escola Estadual América / Nossa Senhora da Abadia
- 1998 a 2002 - Professor Substituto da Antiga Escola Agrotécnica Federal de Uberaba
- 2003 a 2004 - Professor Efetivo do CEFET Bambuí
- 2005 até o momento - Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro
- 2005 a 2006 - Coordenador do Curso Técnico em Informática / Professor
- 2006 a 2008 - Gerente Administrativo da Unidade II do antigo CEFET – Uberaba / Professor
- 2009 a 2010 - Gerente de Tecnologia da Informação do IFTM / Professor
- 2010 a 2012 - Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFTM / Professor
- 2012 a 2018 - Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional / Professor
- 2019 até o momento – Professor ESOF e LabESOF
Participação em Grupos de Pesquisas junto Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM
2 - Apresentação da unidade curricular.
Ementa
Definições. Variáveis e expressões aritméticas. Entrada, processamento
e saída. Estruturas de controle sequencial condicional e repetitiva. Vetores e
matrizes. Classes, atributos e métodos. Métodos estáticos, modificadores de
acesso. Acesso a arquivos. Coleções: lista, conjunto e mapa. Composição de
objetos. Orientação a Objetos, classes.
Carga Horária
Período | C.H. Teórica | C.H. Prática | C.H. Total |
---|---|---|---|
1º | 30:00 | 70:00 | 100:00 |
Objetivos
- Raciocinar logicamente frente à solução de problemas em nível computacional;
- Compreender os conceitos básicos de desenvolvimento de algoritmos, bem como técnicas básicas de orientação a objetos e manipulação de coleções.
- Analisar crítica e sistematicamente problemas para a atividade de programação.
- Propor soluções para problemas do cotidiano através de programas de computadores.
Ênfase Tecnológica
Desenvolvimento da lógica, desenvolvimento de algoritmos aplicados aos mais variados temas.
Áreas de integração
- Matemática: Matrizes e vetores; sistemas numéricos; expressões aritméticas; probabilidade e estatística.
- Física: Eletricidade, mecânica e magnetismo (Para se programar de forma
plena é necessário conhecer o funcionamento de um computador e seus
componentes).
- Linguagens: interpretação de texto para desenvolvimento de programas;
ortografia e gramática para o desenvolvimento de telas dos programas de
computadores.
Bibliografia Básica e Complementar
ASCENCIO, A. F. G. Fundamentos da programação de computadores: algoritmos, pascal, C/C++ (padrão ANSI) e java. São Paulo (SP): Pearson, 3 ed. 2012.
FORBELLONE, L. V. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo (SP): Prentice Hall, 3 ed. 2005.
ZIVIANI, N. Projeto de algoritmos: com implementações em Pascal e C. São Paulo
(SP): Cengage Learning, 3 ed. 2010.
3 - Metodologia de Ensino
- Aulas presenciais e expositivas;
- Muitas atividades práticas individuais (trabalhos e avaliações);
- Atividades em grupo;
Recursos de Ensino
- Livros acadêmicos / Ebooks;
- Livros técnicos;
- Revistas eletrônicas;
Avalições
- O aluno será avaliado durante todo o processo de aprendizagem, sendo utilizado:
- 1º Trimestre 30,0 Pts → 05/02 à 21/05/2025;
- 2º Trimestre 35,0 Pts → 22/05 à 09/09/2025
- (férias alunos 14/07 a 28/07/2025)
- 3º Trimestre 35,0 Pts → 10/09 à 19/12/2025
- Semana Nacional de Ciências e Tecnologia - SNCT: 06/11
- Conselho de classe → 08/12/2025
- Recuperação final → 11/12/2025
Cronograma
1º Trimestre - 05/02/2025 a 21/05/2025
Semana | Data | Conteúdo |
---|---|---|
1 | 06/02/2025 | Apresentação da Disciplina / Dinâmica |
2 | 13/02/2025 | Introdução / Conceitos iniciais |
3 | 20/02/2025 | Estrutura Sequecial / Exercícios |
4 | 27/02/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
5 | 06/03/2025 | Correção de uma amostra de exercícios |
6 | 13/03/2025 | 1.1a Avaliação Parcial |
7 | 20/03/2025 | Estrutura Condicional / Exercícios |
8 | 27/03/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
9 | 03/04/2025 | Estrutura de Repetição |
10 | 10/04/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
11 | 17/04/2025 | Feriado |
12 | 24/04/2025 | Correção de uma amostra de exercícios |
13 | 01/05/2025 | Feriado |
14 | 08/05/2025 | 1.2a Avaliação Parcial |
15 | 15/05/2025 | Vetores / Exercícios |
2º Trimestre - 22/05/2025 a 09/09/2025
Semana | Data | Conteúdo |
---|---|---|
16 | 22/05/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
17 | 29/05/2025 | Correção de uma amostra de exercícios |
18 | 05/06/2025 | 2.1ª Avaliação Parcial |
19 | 12/06/2025 | Simulado |
20 | 19/06/2025 | Feriado |
21 | 26/06/2025 | Matrizes |
22 | 03/07/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
23 | 10/07/2025 | Correção de uma amostra de exercícios |
24 | 17/07/2025 | Férias |
25 | 24/07/2025 | Férias |
26 | 31/07/2025 | Revisões |
27 | 07/08/2025 | 2.2ª Avaliação Parcial |
28 | 14/08/2025 | Introdução a Linguagem Python |
29 | 21/08/2025 | Estrutura Sequencial / Condicional |
30 | 28/08/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
31 | 04/09/2025 | Estruturas de Repetições |
3º Trimestre - 10/09/2025 a 19/12/2025
Semana | Data | Conteúdo |
---|---|---|
32 | 11/09/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
33 | 18/09/2025 | Vetores e Matrizes / Exercícios |
34 | 25/09/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
35 | 02/10/2025 | Arquivos |
36 | 09/10/2025 | Simulado |
37 | 16/10/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
38 | 23/10/2025 | 3.1ª Avaliação Parcial |
39 | 30/10/2025 | Introdução a Orientação a Objetos |
40 | 06/11/2025 | Eventos IFTM |
41 | 13/11/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
42 | 20/11/2025 | Feriado |
43 | 27/11/2025 | Aula destinada a resolução dos exercícios |
44 | 04/12/2025 | 3.1ª Avaliação Parcial |
45 | 11/12/2025 | Recuperação |
46 | 18/12/2025 | Recuperação |
4 - Acordo de Convivência
- Frequentar as aulas;
- Fazer todas as atividades propostas;
- Procurar ter uma rotina de estudos;
- Usar a internet como ferramenta de apoio;
- Não utilizar celular em sala;
- Não é permitido dormir nas carteiras;
- Ser comprometido com as atividades propostas.
- Manter o respeito dentro e fora da sala (presencial e virtual), entre todos colegas, professores e demais envolvidos;
- Procurar ser pontual nos horários estabelecidos;
- Desenvolver um bom relacionamento com os colegas;
- Ser colaborativo para com os colegas;
5 - Slogan da Disciplina
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” Ayrton Senna.
6 - Apresentação da Turma
- O porque escolheu fazer o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
- Diagnóstico do grau de conhecimento inicial aluno em relação a programação;
- O que você mais gosta de fazer (hobbies, lazer, etc);
7 - Conceitos iniciais, para aquecimento...
O que é programação?
Podemos definir programação como o ato de escrever instruções para que máquinas executem uma determinada função ou várias funções encadeadas. Ou seja, a partir de um conjunto de códigos, as pessoas se comunicam com os computadores e os configuram para a execução de alguma tarefa específica.
Lógica de programação
A lógica de programação se trata de uma metodologia utilizada para resolver problemas. A partir dela, podemos identificar e criar uma sequência organizada de passos, que vão resultar em uma ação. A essas instruções damos o nome de algoritmo.
Algoritmo
A ideia de algoritmo é estrutural para o que entendemos o que é programação e como se programa. Trata-se de uma sequência de passos para atingir um objetivo, como se fosse uma receita estipulando todas as etapas para cozinhar algo por exemplo.
8 - Vamos praticar um pouco
Vamos colocar estes conceitos na prática. Como você faria para escrever um algoritmo para trocar uma lâmpada ?
Atividades – resolução de algoritmos – faça em um editor de texto no computador ou no caderno – enviar para o e-mail do professor: mauro@iftm.edu.br
- Elabore um algoritmo para tomar banho;
- Algoritmo para trocar o pneu de um carro;
- Algoritmo para descrever como você faz para ir da sua casa até a escola;
- Algoritmo para enviar mensagem via WhatsApp para um novo contato;
- Algoritmo para instalar e jogar um novo jogo no smartphone;
- Algoritmo de organização dos estudos para ter sucesso no curso TDS no final do ano letivo;