Procedimentos e Funções
1. O que são Funções e Procedimentos?
Imagine que você está escrevendo um livro. Se você precisar repetir a mesma frase várias vezes, em vez de escrevê-la de novo e de novo, seria muito mais fácil dar um nome a ela e "chamar" esse nome sempre que precisar.
No mundo da programação, funções e procedimentos são exatamente isso: blocos de código que têm uma tarefa específica e recebem um nome. Você escreve o código uma vez e pode usá-lo quantas vezes quiser, em diferentes partes do seu programa.
Por que usar?
- Organização: Seu código fica mais limpo e fácil de entender.
- Reaproveitamento: Você não precisa repetir o mesmo código. Isso economiza tempo e evita erros.
- Manutenção: Se precisar mudar a lógica de uma tarefa, você só precisa alterar o código em um único lugar (dentro da função/procedimento), e a mudança se aplica a todo o programa.
2. Procedimentos
Procedimentos são blocos de código que realizam uma tarefa específica, mas não retornam um valor. Resumo:
- É um bloco de código que executa uma ação.
- Não retorna valor.
- Serve para organizar o programa e evitar repetição de código.
Estrutura no VisuAlg:
procedimento nome_do_procedimento
var
// Declaração de variáveis locais, se houver
inicio
// Código do procedimento
fim_procedimento
// Para chamar o procedimento no seu programa principal:
// nome_do_procedimento
Exemplo Prático: Um procedimento para exibir uma mensagem de boas-vindas.
Algoritmo "semnome"
// Disciplina : [Lógica de Programação]
// Professor : Mauro Borges França
// Descrição : Aqui você descreve o que o programa faz! (função)
// Data atual : 17/09/2025
Var
// Seção de Declarações das variáveis
procedimento Saudacao
inicio
escreval("Olá! Seja bem-vindo(a) ao meu programa.")
escreval("Este é um procedimento simples.")
fimprocedimento
Inicio
// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc...
// Chamando o procedimento Saudacao
escreval("--- Início do Programa Principal ---")
escreval
Saudacao()
escreval
escreval("--- Fim do Programa Principal ---")
Fimalgoritmo
Atividade para os alunos: Peça a eles para criarem um procedimento simples, como um que exiba um menu de opções.
3 - O que são Funções?
Funções são blocos de código reutilizáveis que realizam uma tarefa específica e podem retornar um valo. Elas ajudam a organizar o código, evitar repetição e facilitar a manutenção.
Por que usar Funções?
- Reutilização: Escreva uma vez, use várias vezes
- Organização: Dividir problemas complexos em partes menores
- Manutenção: Corrigir/alterar em apenas um lugar
- Legibilidade: Código mais claro
Estrutura Básica de uma Função
funcao tipo_retorno nome_funcao(parametros)
inicio
// código da função
retorne valor
fimfuncao
Tipos de Funções
a. Função SEM retorno e SEM parâmetros
funcao mensagem_boas_vindas()
inicio
escreva("Bem-vindo ao sistema!")
fimfuncao
b. Função COM retorno e SEM parâmetros
funcao calcular_pi():real
inicio
retorne 3.14159
fimfuncao
c. Função COM retorno e COM parâmetros
funcao calcular_area_circulo(raio:real):real
var
area:real
inicio
area <- 3.14159 * raio * raio
retorne area
fimfuncao
d. Função SEM retorno e COM parâmetros
funcao exibir_resultado(valor:real): real
inicio
escreva(mensagem, ": ", valor)
fimfuncao
Exemplo Completo
algoritmo "Exemplo_Funcao_com_m"
var
nota1, nota2, media: real
funcao calcular_media(n1, n2: real): real
var
m: real
inicio
m <- (n1 + n2) / 2
retorne m
fimfuncao
inicio
escreva("Digite a primeira nota: ")
leia(nota1)
escreva("Digite a segunda nota: ")
leia(nota2)
media <- calcular_media(nota1, nota2)
escreval("Média: ", media)
fimalgoritmo
Dicas Importantes
- Use nomes descritivos para funções
- Uma função deve fazer apenas uma coisa
- Documente o que a função faz e seus parâmetros
- Teste cada função separadamente
Prática: Comece criando funções simples e gradualmente aumente a complexidade!
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