Engenharia de Software
Período: 4º Período
Carga horária teórica: 60h
Carga horária teórica real: 30h
Carga horária prática: 0h
Carga horária prática real: 30h
Ementa:
- Histórico da engenharia de software. Introdução ao ciclo de vida. Processo e processos tradicionais. Metodologias ágeis. Engenharia de Requisitos. Introdução à Análise Estruturada. UML. Projeto e Arquitetura de Software. Teste de Software. Gerência de Configuração. Manutenção. Medição e custo de software. Reuso. Reengenharia e tópicos relacionados.
Objetivos:
- Conhecer os principais tópicos da Engenharia de Software e saber reconhecer a importância da disciplina no desenvolvimento de software.
Competências e Habilidades
- Ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de:
- Conhecer a história da Engenharia de Software.
- Abstrair conceitos relativos às fases e atividades do Ciclo de Vida de Software.
- Elucidar as principais Atividades de Processos de Software e as principais Metodologias de Desenvolvimento de Software.
- Saber classificar, extrair, especificar e gerenciar requisitos.
- Conhecer conceitos e técnicas para Análise e Projeto Orientado a Objetos.
- Conhecer a Linguagem de Modelagem Unificada (UML).
- Elaborar diagramas da UML.
Conteúdo
- Histórico da engenharia de software.
- Crise do software.
- Introdução ao ciclo de vida.
- Processo e processos tradicionais (Ex.: cascata, incremental, iterativo, ...)
- Metodologias ágeis (Ex.: XP, SCRUM, ... )
- Engenharia de Requisitos.
- Introdução à Análise Estruturada.
- UML.
- Projeto e Arquitetura de Software (Ex.: MVC, Microserviços, Sistema Monolítico).
- Teste de Software (unidade, integração, validade e sistema; caixa branca e caixa preta).
- Gerência de Configuração (o que é, importância e áreas).
- Manutenção.
- Medição e custo de software.
- Reuso.
- Reengenharia e tópicos relacionados
Bibliografia Básica
PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2011. 780p.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software . 9ª ed. São Paulo: Pearson, 2012.
GUEDES, G. T. A. UML: Uma abordagem prática . São Paulo: Novatec, 2006.
Bibliografia Complementar
FOWLER, M., SCOTT, K. UML Essencial. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. UML: Guia do usuário. São Paulo: Campus, 2006. PFLEEGER, S. L. Engenharia de software: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2004.
MEILIR Page-Jones. Fundamentos do Desenho Orientado a Objeto com UML . Makron Books, 2001.
Bibliografia Recomendada
PRESSMAN, R. S.; MAXIM B. R. Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional - 9ª ed. 2021.
Sutherland, Jeff (2014-09-30T22:58:59.000). SCRUM: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo . Leya. Edição do Kindle.
Larson, Erik W.; Gray, Clifford F.. Gerenciamento de Projetos: O Processo Gerencial (p. II). Edição do Kindle. 2016
Valente, Marco Tulio. Engenharia de Software Moderna: Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtividade (p. 6). Edição do Kindle. 2020.
SOMMERVILLE I. Engenharia de Software - 10ª ed. Pearson 2019
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